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Arquitetos: MOBIO Arquitetura
- Área: 194 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Reverbo e Pedro Medeiros
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Fabricantes: Atlas Concorde, Pisoleve, Portal da Acústica, Quartzolit
Descrição enviada pela equipe de projeto. Consideramos “Arquitetura Escolar” como um campo de conhecimento teórico e técnico que vai além de edifícios, mas compreende as dinâmicas e os dispositivos espaciais das mais diversas escalas que envolvem ensino, aprendizagem e recreação. Por isso o desafio de projetar equipamentos para a reforma do Parque da Alegria, do Colégio Santa Doroteia, foi uma oportunidade de projetar contemplando as especificidades do brincar, na perspectiva do playground como lugar que além de entreter contribui para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.
No projeto, foram considerados diversos circuitos para estimular as crianças a desenvolver suas habilidades motoras e estimular seu raciocínio lógico de maneira divertida. O primeiro equipamento, inspirado na modularidade estrutural de uma colmeia, é um conjunto que incentiva as crianças a explorar e experimentar diversas habilidades motoras por meio da variação dos níveis acessados por rampas com pegadores de escalada, redes e escorregador. O conjunto também inclui uma piscina de bolinhas e um nicho térreo com pé direito variável, que funciona como um abrigo ou qualquer outra coisa que a imaginação permitir. O percurso é aberto, com diversos acessos e adaptável às preferências das crianças. Em seguida, encontra-se o circuito de rampas, com alturas e inclinações variadas, que convida as crianças a caminhar ou correr no caminho completado pelo desenho do piso emborrachado. Além disso, ligado às rampas, há um painel com cestos e bolinhas para exercitar a mira. Ao lado das rampas, foram desenvolvidos totens interativos que propõem estimular o pensamento e o raciocínio lógico de maneira lúdica. O primeiro totem é composto por três “engrenagens” que permitem a observação da mistura de cores com os círculos de acrílico colorido transparente que se sobrepõem quando manipulados. O segundo totem é formado por espelhos côncavos e convexos que podem ser rotacionados, tornando a brincadeira com reflexos ainda mais lúdica. Já o último totem é um jogo da memória com figuras abstratas.
Na área superior, encontra-se o circuito de cordas, formado por uma série de tubos metálicos calandrados com corda náutica esticada em zigzags, que configuram obstáculos de passagem, desafiam o equilíbrio e exigem posturas variadas para completar o percurso. Os suportes do percurso também possibilitam que o mesmo seja complementado com outros materiais, como fitas , sinos e tecidos, que estimulem o desenvolvimento sensorial. O projeto apresenta uma linguagem abstrata, deixando as formas e volumes para estimular a interpretação. Buscou-se desde a concepção criar equipamentos que contribuam para inspirar as crianças a serem mais ativas, criativas e curiosas.